quinta-feira, 11 de março de 2010

COMO DETECTAR O CÂNCER DA MAMA ?

1º PELO AUTO EXAME:

Todo o mês, uma semana após a menstruação, faça o seu auto-exame.

2º COMO FAZER O AUTO EXAME ?

O importante é sempre observar-se.

Fique na frente de um espelho, colocando as mãos na cintura, observando se há alguma mudança em seus seios, tais como: na cor, forma ou alterações na textura da pele. Observe-se bem e com muita calma.

Em seguida, levante um dos braços e com a outra mão, toque suavemente cada parte de sua mama, sempre com a ponta dos dedos, verificando se existem caroços ou nódulos.

Faça movimentos circulares, sempre iniciando da borda superior externa em direção ao mamilo.

Continuando, estenda o seu braço sobre uma superfície firme e repita o movimento circular, para exame da axila, que também, faz parte da mama.

Prosseguindo, aperte suavemente o mamilo entre o polegar e o indicador, verificando se existe algum tipo de secreção.

Continuando o auto exame, deite-se apoiando a cabeça sobre um dos braços e com a outra mão, examine detalhadamente todo os seios.

3º SÓ O AUTO EXAME É NECESSÁRIO PARA DETECTAR ?

Não. Além do auto exame, é necessário ir ao ginecologista pelo menos 02 ou 03 vezes ao ano, para exames de rotina.

Seria bom a visita a mais de um ginecologista, para um diagnóstico seguro, caso não se sinta segura com uma só opinião. Lembre-se que a pessoa mais interessada em sua saúde, é você mesma.

4º ALÉM DO AUTO EXAME E DAS VISITAS AO GINECOLOGISTA, É NECESSÁRIO OUTRAS PROVIDÊNCIAS ?

Sim. Seria interessante o exame anual da mama por meio de mamografia. Este é um exame rápido e simples.

É de natureza radiológico, utilizado em todo o meio médico, sendo capaz de detectar o câncer da mama no período inicial. Pode ser feito em qualquer idade.
5º CÂNCER DE MAMA TEM CURA?

Sim, desde que detectado a tempo, por meio de quimioterapia e/ou tardiamente com extração parcial ou total dos seios, obedecendo a tratamentos longos (quimioterapia) em hospitais próprios.

6º COMO PROCEDER SE APARECER ALTERAÇÕES EM MEUS SEIOS ?

Procure o mais rápido possível um ginecologista quando verificar que há:

a. nódulos na mama;

b. deformação ou alteração no contorno da mama;

c. retração ou desvio do mamilo;

d. saliência ou reentrância na pele da mama;

e. eczema (vermelhão, descamação) em torno do mamilo ou auréola;

f. perda de sangue ou derrame pelo mamilo; e

g. caroço duro na axila.

B EXAMES NECESSÁRIOS (PREVENTIVOS) PARA EVITAR O CÂNCER GINECOLÓGICO:

a. O que é exame de Colposcopia?

É o exame do colo do útero e das paredes vaginais, feito com um aparelho – o colposcópio – que possui uma lupa e, portanto, aumenta várias vezes a imagem, permitindo ao médico identificar lesões que não podem ser vistas a olho nu.

b. O que é Exame de Vulvoscopia ?

É o exame da vulva, ou seja, da genitália externa da mulher, também realizado com o colposcópio, tendo a mesma finalidade da colposcopia.

c. A Biópsia é necessária?

Sim. Consiste da retirada de um pequeno fragmento do tecido – do colo do útero, das paredes vaginais ou da vulva – para analisar a natureza de suas alterações.

A biópsia também diagnostica precocemente doenças, que podem se tornar graves, mais tarde. A diferença reside no fato de que esse exame já diz exatamente o que é a lesão, ao passo que os dois primeiros apenas apontam a existência de um problema.

A biópsia causa um pequeno sangramento momentâneo, já que, depois da retirada do minúsculo pedaço do órgão, é feita uma hemostasia no local, ou seja, o médico aplica um medicamento que estanca o sangramento.A biópsia do colo do útero não dói, podendo ocasionar, durante o exame, uma cólica passageira. Já em certas áreas da parede vaginal e da vulva, a biópsia requer anestesia local. Assim sendo, a paciente não sente dor.

D) Após a biópsia, a mulher deve seguir alguma recomendação específica?

É preciso tomar certos cuidados para impedir que o local volte a sangrar. Nos três dias consecutivos, a paciente deve evitar o uso de ducha vaginal ou quaisquer atritos locais, na hora do banho, além de não ter relações sexuais. Esforços excessivos também precisam ser evitados, mas apenas no dia do exame. Mediante alguma anormalidade, a paciente deve procurar imediatamente o laboratório.

E) O exame de Papanicolau é diferente dos exames citados ?

Sim, mas a finalidade é comum. O Papanicolau nada mais é do que uma análise microscópia das células retiradas do colo do útero e das paredes da vagina. A colposcopia e a vulvoscopia fazem uma inspeção na região, que a biópsia, quando necessário, complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário